Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

12/12/2018 - 11h14

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

12/12/2018 - 11h14

Wellington Dias apresenta propostas de segurança pública para Sérgio Moro

Governador defende tributação dos jogos eletrônicos pela internet como fonte para Fundo Nacional da Segurança.

 João Allbert

Governador Wellington Dias trata sobre segurança

 Governador Wellington Dias trata sobre segurança

Os governadores eleitos do Brasil tratam sobre um dos maiores desafios do país, a questão da Segurança Pública, em encontro, nesta quarta-feira (12), com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; o atual ministro da Segurança, Raul Jugmann; o próximo ministro da Justiça, Sérgio Moro; além de presidentes de outros tribunais.

De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias, será apresentada uma proposta sobre os eixos do Novo Sistema Nacional de Segurança, aprovado este ano por lei e que deve agir nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Educação.

“Queremos a proteção das fronteiras para evitar a entrada de armas, drogas e outros ilícitos. Ter nesse fundo um critério que permita ampliar o contigente humano, equipamentos, o uso de tecnologia para garantir a prevenção e as condições e combate não apenas do crime organizado, mas também os crimes contra o patrimônio, roubos, furtos, portanto, reduzir a criminalidade no Brasil”, comentou Wellington.

Para Dias, é importante a criação de metas e parâmetros. “A meta apresentada é de 3,5% na redução de homicídios já no 1º ano de gestão. Hoje, o aumento da violência é de aproximadamente 4%, o que significa, na prática, uma redução de 7,5% ao ano”, explica o governador.

“O Piauí é um dos poucos estados que vem tendo uma queda, uma redução nesses índices. É um sistema novo, então vem o grande debate que é a necessidade de um fundo que tenha novos recursos, além dos recursos de loterias que é de  R$ 1,9 bilhão”, comenta Wellington.

Os governadores irão apresentar a proposta de regulamentação do jogos eletrônicos pela internet, que são uma realidade no país mas que não são tributados. De acordo com Dias, com a tributação geraria uma receita para o fundo de aproximadamente R$ 21 bilhões, condizente com o tamanho do desafio. “ A violência e a insegurança são atualmente um dos maiores problemas do Brasil”, disse o gestor.

João Allbert

Comentários