“Gasto R$ 150,00 para comprar água no interior e usar para tomar banho, lavar roupa e outros serviços. Tenho oito pessoas em casa, sendo três delas deficientes. Para comprar água do carro pipa, que seja para beber, custa R$ 350,00. Gastamos muito para ter água, que é essencial para nossa sobrevivência”, contou o agricultor Odilon Ribeiro.
Destinamos recursos para municípios para os sistemas de abastecimento de água, temos feito gestão para garantir atenção as barragens do estado, fizemos articulação pela Adutora do Sertão, projeto que deve levar água para mais de 50 municípios. É absurdo, em pleno século XXI as pessoas dependerem exclusivamente de carro pipa”, afirmou o candidato.
Segundo Férrer, “não existem políticas públicas que garantam o acesso à água em quantidade e qualidade adequada a todos os piauienses, em especial aos residentes no semiárido. Até hoje, o Piauí não dispõe de um plano efetivo de segurança hídrica. Não há monitoramento das condições das barragens, nem programa de manutenção e recuperação das mesmas”.
Elmano garante que se eleito vai implantar novas adutoras e concluir obras iniciadas, e assim levar água para a população do semiárido.
Trabalharemos pela conclusão de obras e implantação de novos sistemas adutores a partir das grandes barragens. Tal medida permitirá o atendimento de uma quantidade expressiva de pessoas nas cidades próximas aos reservatórios, garantindo acesso a água de boa qualidade, e reduzindo os custos com tratamento de doenças de veiculação hídrica e com o abastecimento via carro-pipa. Faremos ainda estudos e projetos de novas barragens de médio e grande porte. As estruturas são essenciais por acumularem água no período chuvoso, e liberarem os volumes armazenados nos meses de estiagem”, explicou o candidato.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.