O escritor Assis Brasil recebeu nesta segunda-feira (12) o título de "Doutor Honoris Causa" da Universidade Federal do Piauí - UFPI. A solenidade aconteceu no cine teatro da instituição, em Teresina.
Natural de Parnaíba, nascido em 18 de fevereiro de 1932, Francisco de Assis Almeida Brasil é membro das academias Piauiense e Parnaibana de Letras. É autor de obras expressivas na literatura nacional, como Beira rio beira vida (1965) e Os que bebem como os cães (1975). Escreveu também A filha do meio-quilo (1966) entre outros livros, inclusive obras para crianças e jovens.
A solenidade foi presidida pelo reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, acompanhado dos demais membros do conselho universitário, trajados das vestes talares. O reitor leu o termo indagativo, perguntando se Assis Brasil aceitava receber o título. "A academia se curva aos seus conhecimentos pois é digno dessa honraria", disse.
"Agradeço do fundo meu coração, é uma honra. Como escritor sou um observador da vida, o ser humano é minha matéria-prima", declarou Assis Brasil.
Só neste ano, a UFPI já concedeu títulos de doutor honoris causa para a judoca Sarah Menezes, ao doutor Fábio Biscegli Jatene, diretor do Incor da USP, a Robert Alexy, filósofo do direito alemão, e a Jorge Almeida Guimarães, presidente da CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.