Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 17 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

Redação

contato@acessepiaui.com.br

11/06/2018 - 10h59

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

11/06/2018 - 10h59

Idosa de 114 anos de idade morre em Valença do Piauí

Maximina Pereira da Silva nasceu em 1903 e teve dez filhos.

 Valença Online

Maximina Pereira da Silva morre aos 114 anos

 Maximina Pereira da Silva morre aos 114 anos

 Morreu na tarde deste domingo (10), em Valença-PI, Maximina Pereira da Silva, 114 anos de idade. Ela estava em casa, no conjunto habitacional Vale, bairro Valencinha.
 
Quem foi Maximina

Em 10 de setembro de 1903 na localidade por nome São Gonçalo de Soem, hoje cidade Araripina-PE, nasceu uma menina que recebeu o nome de Maximina Pereira da Silva, filha de Luisa Rodrigues da Silva e José Pereira de Sousa, trabalhadores rurais, Maximina era a mais nova de 10 irmãos e foi criada pela mãe e o irmão mais velho.

No ano de 1914 e 1915 segundo ela foi  a maior provação de sua vida, o nordeste brasileiro passava por uma das maiores secas da história, muitos inclusive sua família, para sobreviver se alimentavam de macambira e uma fruta nativa chamada de mucunã. Na década de 30 até a década de 50 ela andou a pé pelos estados do Pernambuco, Ceará, Maranhão a procura de vida melhor.

Foi no final da década de 50 que a dona Maximina iniciou sua história no município de Valença do Piauí, na propriedade Fazenda Velha do senhor Antonio Miguel de Sousa, onde morou, trabalhou e criou seus filhos, já na década de 70 foi morar com o senhor Abdon Portela Nunes, através do prefeito Francisco de Assis Alcântara, construiu no Conjunto Habitacional Vale Verde, sua casa própria no sistema de mutirão onde morou até hoje com sua neta-filha de nome Irla Maria.

Dona Maximina teve dez filhos (cinco estão vivos). A idosa tem 36 netos e 30 bisnetos. Dona Maximina sustentou sua família trabalhando a vida inteira na roça e nunca frequentou uma escola.

A biografia foi elaborada e publicada pelo site Valença Online.

Valença Online

Comentários