Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 17 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

23/04/2018 - 09h15

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

23/04/2018 - 09h15

Pesquisas da UFPI visam aperfeiçoar criação de galinhas caipiras

A universidade compreende que a criação desses animais pode garantir o sustento de muitas famílias de baixa renda.

 Marcos Jacob

Fêmea Canela-Preta, em criatório no município de Queimada Nova

 Fêmea Canela-Preta, em criatório no município de Queimada Nova

Galinhas caipiras possuem qualidade diferenciada na sua carne, como textura, coloração mais acentuada e sabor incomparável, o que agrada uma grande parcela da população. Mas, mesmo com esses atributos, pouco tem sido feito para melhorar geneticamente essas aves sem perder as qualidades descritas. Diante disso, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza pesquisas com Galinhas Caipiras Brasileiras e Ibero-Americanas.

Entender a origem e a formação das galinhas nativas brasileiras trará uma contribuição significativa para minimizar os efeitos da interação genótipo ambiente (introdução de material genético de outros países não adaptados ao Nordeste brasileiro), o que pode contribuir para aumentar a produção dessas aves, consequentemente aumentar a renda e emprego, e se consolidar, cada vez mais, como uma atividade fixadora do homem no campo. O processo de crescimento, por exemplo, é um fenômeno complexo, e conhecer o desempenho das aves é importante para o produtor planejar o desenvolvimento da atividade.

As galinhas nativas possuem um papel importante para o pequeno produtor, pois são animais com baixa dependência de insumos e pouca necessidade de tecnologias de custo elevado. Um dos eixos da pesquisa realizada na Universidade, em parceria com as demais instituições, é relacionado a agricultura familiar. Para a Zootecnista e doutoranda da UFPI, Débora Carvalho, "a importância de se trabalhar com galinhas caipiras de raças nativas, também denominadas de raças crioulas, brasileiras e/ou locais, é principalmente por causa dos pequenos agricultores". A inclusão de linhagens melhoradas de forma desordenada fez com que o material genético das galinhas locais fosse se perdendo, surgindo a necessidade de trabalhar com o resgate, purificação e multiplicação desses animais, para inseri-los novamente no meio rural.

O trabalho de reintrodução da galinha caipira da raça Canela-Preta em suas localidades de origem é feito principalmente pela Embrapa Meio-Norte, via projeto "Produtores do Futuro”, que atua como um projeto guarda-chuva, ou seja, envolve vários outros projetos, dentre eles, o de resgate e reintrodução das raças crioulas em suas localidades de origem e entre elas, as galinhas nativas.

Temos incentivado os produtores a produzir em escala, a exemplo aqui no Piauí, temos em Nazária um produtor que tem 2 mil matrizes. Em Oeiras temos uma associação de 27 produtores, um desses está com 600 matrizes e atendendo as crescentes demandas que aparecem ", explica a pesquisadora.

Marcos Jacob

Tags: UFPI Galinha

Comentários