Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Notícias /

Opinião

Redação

contato@acessepiaui.com.br

26/03/2018 - 07h21

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

26/03/2018 - 07h21

PT formou mais consumistas do que protagonistas políticos e sociais

Esperava que o PT tivesse sido mais um partido de organização da classe trabalhadora, o partido da ética e o partido de reformas estruturais.

 Bruno Poletti/Folhapress/Uol

Frei Betto - escritor

 Frei Betto - escritor

Embora os governos do PT tenham inibido a inflação, aumentado a renda dos mais pobres, criado fatores de inclusão, como o ProUni [programa de bolsas universitárias] e o sistema de cotas [raciais e econômicas], instalado o Mais Médicos [programa para aumentar a capilarização do atendimento médico, alcançando municípios do interior], apurado os crimes da ditadura com as Comissões da Verdade, facilitado o crédito aos mais pobres etc., eles falharam ao não promover reformas estruturais, como a política (da qual hoje o PT é vítima), e priorizar o acesso da população aos bens pessoais (celular, carro, linha branca etc.), quando deveria ter priorizado o acesso bens sociais (educação, saúde, saneamento, transporte etc.). 

O PT formou mais uma nação de consumistas que de protagonistas políticos e sociais. Não se fez a alfabetização política de nosso povo. Eu esperava que o PT fosse coerente com as três bandeiras emblemáticas de sua fundação: ser o partido de organização da classe trabalhadora, ser o partido da ética e ser o partido de reformas estruturais.

------------
Frei Betto - frade dominicano, escritor - em entrevista no Uol de domingo, 25/03/2018. 

Bruno Poletti/Folhapress/Uol

Comentários