Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 06 de janeiro de 2025
Notícias /

Cultura

Redação

contato@acessepiaui.com.br

29/01/2018 - 08h35

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

29/01/2018 - 08h35

Espetáculo "Resistência" será apresentado nesta terça no Theatro 4 de Setembro

Apresentação traz memórias, experiências e histórias de dois coreógrafos e bailarinos piauienses

 

 

Em tempo de resistência, a Dança Piauis também guarda suas cartas na manga e joga cena em corpos falantes no espetáculo "Resistência", que  se apresenta nesta terça feira, 16 de janeiro, no Theatro 4 de Setembro, às 19 horas.

"Resistência" traz um trabalho de intérpretes-criadores e reverbera memórias, experiências e histórias de dois coreógrafos e bailarinos piauienses. Beth Báttali, de Teresina, e Valdemar Santos, de Amarante, ao sul do Piauí. Os artistas se reencontraram para dar visão a um laboratório que já vinham maturando e trocando ideias, desde que podiam, quebrando as distâncias que os separaram no último ano corrido. Ela continuou na cidade de Teresina criando e Val Santos partiu para Brasília, onde foi marcar o Planalto Central com suas vozes do corpo. 

Nessas férias de janeiro de  2018, o desafio dos criadores seria aliar Dança em reencontro. Reuniram suas memórias afetivas e experiências trocadas no tablado da criação e repertório adquiridos e pariram a quatro mãos, dois corpos falantes e um universo conspirado ao ato cênico de Dança, a montagem "Resistência".


Comemorar parceria na linguagem da Dança, já que começaram juntos a desvendar os mistérios do corpo, lá no bairro Dirceu Arcoverde, onde também foram responsáveis pela criação da Cia. Equilíbrio e, a posteriori, a Opeq, Organização Ponto de Equilíbrio, que durou bons anos frutificando dança. Nesse novo trabalho que os reúne, de novo, festejam a arte que os faz fortes, resistentes e celebram "uma parceria que muito deu certo, por tantos anos na dança", declara Val Santos.

No processo criativo discutem os laços fortes que os ligam, que os tornam sempre perto, mesmo que hajam distâncias geográficas os separando. Foram quatro ensaios, "sete, oito, para celebrar como resultado essa parceria resistente, constante sobre o que estamos escrevendo na partitura de nossa vidas e dança que vivemos. Os textos que falam a nossa dança revelam a satisfação de estarmos juntos", finaliza Santos.

O espetáculo que estreou na última sexta feira, 12, no Memorial "Esperança Garcia", faz também sua estreia no Projeto Terças da Casa - edição Terça Dança, nesta terça feira, 16 de janeiro, às 19 horas, no palco do Theatro 4 de Setembro.

Comentários