Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

04/01/2018 - 07h01

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

04/01/2018 - 07h01

Padre Ladislau da Silva celebra 40 anos de sacerdócio

Serviu ao povo de Esperantina por 23 anos, onde fez uma pastoral ligada à realidade concreta do povo. Foi um dos fundadores da CPT-Piauí e Superintendente do Incra-PI.

 

 

O Padre Ladislau João da Silva celebrou nessa quarta-feira, 03/01, em Teresina, 40 anos de sacerdócio. Ladislau é filho de lavradores, da comunidade Sossego, município de Lagoa de São Francisco-PI, nasceu no dia 27 de junho de 1948. É formado em Teologia e Filosofia. Atualmente é pároco na Vila Santa Maria, em Teresina, capital piauiense. 

Serviu ao povo de Esperantina por 23 anos, fazendo um trabalho pastoral ligado à realidade concreta do povo explorado, surgindo assim, muitos conflitos sociais e muitas vitórias também. Em Esperantina e região se empenhou corajosamente pela reforma agrária.

Foi assessor da PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular). Acompanhou e estimulou Francisca Trindade na sua militância eclesial, nos movimentos populares e na vida política.

Foi um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra do Piauí, onde fez parte da coordenação e se engajou no setor de combate ao trabalho escravo. Em 2002 foi candidato a deputado estadual, obtendo 12 mil votos, conquistou a 3ª suplência.

Em 2003 assumiu a Coordenação do INCRA no Piauí, tendo se destacado em 1º lugar no Brasil no avanço de reforma agrária. Foram resolvidos os conflitos agrários históricos do Piauí.

Personalidades públicas e companheiros de caminhada do Padre Ladislau compareceram a celebração. O governador Wellington Dias, a senadora Regina Sousa, a vice governdora Margarethe Coelho, o superintendente da Cepro Antônio José Medeiros, o secretário de governo Merlong Solano, a ex-vereadora Rosário Bezerra, o secretário de planejamento Antònio Neto, o ex-prefeito de Esperantina, Francisco Antônio.  

Depoimentos

O Padre Ladislau sempre foi comprometido com as causas do povo. Lembro do seu testemunho nas ocupações de terras que foram duras, como a do Assentamento Marrecas, em São João do Piauí. Também lembro do tempo da expulsão das famílias da Convap, onde ele deu seu testemunho. Sua participação no Incra, lembro quando da entrega de títulos de terras para trabalhadores rurais, em Esperantina, na hora da fala dele, disse: _ Vamos ocupar o Incra!. Detalhe, era ele o superintendente, só que aquilo tinha sido combinado, porque o ministro da reforma agrária tava na solenidade. Peço a Deus que nunca o abandone e agradeço da sua importância, tudo que conquistamos até agora, não podemos dar um passo para trás".  (Wellington Dias, governador do Piauí).

Padre Ladislau Silva. 40 anos de profetismo no meio do povo. Profeta desagrada a muitos, até os de casa. Dos mais de cem do clero, reuniste meia dúzia. Vives a pobreza concreta. Enquanto muitos têm tudo não tens uma casa pra morar e se desloca nesta Teresina geralmente de ônibus. Está errado o modelo de igreja que teimas em pregar? Não. Errado está o clero rico que não segue a proposta do Cristo. Siga sua fé. Seus admiradores, porque assim és, foram hoje rezar contigo e não são poucos. (Humberto Coelho - jornalista). 

Padre Ladislau! Saudades da efervescência das CEB's. Se é pra ir pra luta eu vou, se é pra tá presente eu tou, pois na vida da gente o que vale é o amor. Parabéns! Que Deus o conserve sempre na luta, em defesa dos menos favorecidos. Um forte abraço. (Francisca Lemos - funcionária pública). 

Comentários