O Hospital Getúlio Vargas (HGV) promove, neste sábado (18), mais um mutirão de cirurgias; desta vez simultâneo em duas especialidades médicas com o objetivo de beneficiar 47 pessoas. A meta é realizar 29 procedimentos na área de cirurgia geral e 18 em otorrinolaringologia.
Em cirurgia geral, serão procedimentos de colecistectomia (cirurgia da vesícula) e hérnias abdominais (epigástrica, umbilical e inguinal). O coordenador da Clínica Cirúrgica, Hamilton Fontes, destaca que as hérnias, por exemplo, podem causar dor e desconforto.
"Os mutirões ajudam a otimizar o fluxo de atendimentos cirúrgicos. Agilizando esses procedimentos, há um impacto direto na redução do tempo médio de espera por uma cirurgia; proporcionando uma melhor qualidade de vida a essas pessoas", explica o médico.
Já em otorrino, dentre as intervenções programadas estão cirurgias de amigdalectomia (retirada das amígdalas), adenoidectomia (retirada da adenoide) e adeno-amigdalectomia, sendo os pacientes nove crianças e seis adultos.
A diretora-geral do HGV, Clara Leal, acrescenta que, atualmente, o tempo médio de espera por um procedimento eletivo é de até 40 dias; enquanto que em 2014 chegava a 24 meses. "Com essas ações continuadas, a expectativa é encurtar cada vez mais esse período", completa a gestora.
Este ano, o HGV já realizou 44 ações em diferentes especialidades médicas, as quais atenderam 1.284 pessoas. Fechando a programação de mutirões do mês de novembro, no dia 25 uma ação em ortopedia, uma das áreas de maior demanda do hospital.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.