O advogado e empresário João Freitas Filho recebeu convidados durante a abertura da sua exposição fotográfica “Por aí...”e lançamento de seu livro homônimo, realizado no Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes, nesse fim de semana. Prestigiaram o evento autoridades, fotógrafos profissionais e amadores e amigos de João Freitas Filho, que contemplaram 40 fotografias selecionadas da obra do fotógrafo. O Governador do Piauí, Wellington Dias, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, prestigiaram o evento.
O livro traz uma coletânea de 18 temas com imagens retratando paisagens e olhares nordestinos, com foco nas peculiaridades piauienses, apresentando um retrato socioeconômico do Piauí, onde a presença do vaqueiro e de um cotidiano simples são exemplos do que foi revelado pelas lentes de João Freitas.
Na exposição, que tem curadoria de Elsa Paranaguá Elvas, o fotógrafo nos leva a um passeio por nossas origens através da arte de suas fotografias que estão reveladas em papel de cinema, com durabilidade de até 100 anos.
Para a produção das imagens, João Freitas realizou uma imersão no universo nordestino, visitando mercados populares, comunidades rurais e assentamentos quilombolas.
“O processo de construção de uma fotografia se dá na fusão entre o artista que está fotografando e a imagem enquadrada. Essas fotografias que trago hoje são imagens que no fundo sabemos que existem, mas muitas pessoas não têm a oportunidade de contemplar”, disse João Freitas Filho.
O presidente do Conselho Estadual de Cultura, professor Cineas Santos, faz a apresentação do livro e falou sobre a experiência do fotógrafo João Freitas.
“O João faz as coisas com muita intensidade e isso ainda nos surpreende, mas essa exposição e livro talvez sejam, até o momento, a coisa mais importante que ele já fez no plano da fotografia. Ele conseguiu captar um pouco da alma do Piauí nessas imagens”, disse Cineas Santos.
A fotógrafa piauiense Melissa Christofoletti, também esteve no evento e elogiou os trabalhos do fotógrafo e amigo João Freitas Filho.
“Não são apenas registros fotográficos; ele foi além disso e retratou pessoas e situações que traduzem a realidade do nordeste. E isso vem do amor e do prazer que João tem em registrar imagens”, avalia a fotógrafa.
João Freitas Filho é piauiense, advogado por formação, poeta e ambientalista. Também é fundador e presidente da organização não governamental maisvida.eco.br. Em sua carreira fotográfica, João recebeu 18 menções honrosas no 13º Annual Lucie International Photography Award, na categoria não profissional, e 15 menções honrosas no 14º Annual Lucie International Photography Awards Winners, na categoria Profissional.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.